Ao postar uma imagem em seu site, blog, loja virtual ou redes sociais, você está fazendo uso da imagem, tendo ou não os direitos comerciais para utilizá-la. Conforme a necessidade, a grande maioria das pessoas busca no Google Imagens algum tipo de foto ou desenho que represente a ideia que quer ser passada, sem, contudo, se preocupar com os direitos autorais.

O Google é o maior indexador de conteúdo da internet, se o conteúdo não está no Google, provavelmente só poderá ser encontrado na Deep Web. Quando a busca é feita no Google Imagens, praticamente qualquer imagem exposta em qualquer site é colocada à disposição do usuário, dando a falsa impressão de que podemos pegar todo aquele conteúdo e usarmos conforme nossa conveniência.

Se aquela imagem não foi disponibilizada mediante uma licença de livre uso comercial, presume-se que seu uso deverá ser pago, não podendo o usuário “pegar” a imagem e simplesmente utilizá-la em seu site, rede social ou por qualquer meio físico ou eletrônico.

De modo a evitar tais problemas, existem alguns sites que oferecem, gratuitamente, conteúdo com licença comercial, de forma gratuita. Em nossos artigos utilizamos imagens desta lista,  sem que houvesse qualquer infração a direito autoral de terceiro.

Como sugestão indicamos os seguintes sites:

https://pixabay.com/

https://openphoto.net/gallery/browse.html

https://freerangestock.com/

 

Existem diversos sites que vendem fotos de qualidade superior, tendo também um acervo infinitamente maior, seguem abaixo alguns exemplos:

https://www.shutterstock.com/pt/

https://br.depositphotos.com/

https://www.offset.com/

 

Pesquisando no Google Imagens, em ferramentas, você encontrará:

Todas – Como o termo sugere, irão aparecer todas as imagens, com e sem direitos.

Licenças Creative Commons – Alternativa aos direitos autorais, as licenças CC se diferenciam do copyright pela flexibilidade, simplicidade, gratuidade e acessibilidade. Ao contrário de conteúdos que possuem o selo “Todos os direitos reservados”, os autores podem criar termos de licença de acordo com as suas necessidades.

Licença comercial ou outras: essas imagens têm licenças não Creative Commons e podem ser de sites gratuitos ou comerciais que exigem pagamento.

Fonte: Jusbrasil 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário