A imagem está no Google, posso usar?

Ao postar uma imagem em seu site, blog, loja virtual ou redes sociais, você está fazendo uso da imagem, tendo ou não os direitos comerciais para utilizá-la. Conforme a necessidade, a grande maioria das pessoas busca no Google Imagens algum tipo de foto ou desenho que represente a ideia que quer ser passada, sem, contudo, se preocupar com os direitos autorais.

O Google é o maior indexador de conteúdo da internet, se o conteúdo não está no Google, provavelmente só poderá ser encontrado na Deep Web. Quando a busca é feita no Google Imagens, praticamente qualquer imagem exposta em qualquer site é colocada à disposição do usuário, dando a falsa impressão de que podemos pegar todo aquele conteúdo e usarmos conforme nossa conveniência.

Se aquela imagem não foi disponibilizada mediante uma licença de livre uso comercial, presume-se que seu uso deverá ser pago, não podendo o usuário “pegar” a imagem e simplesmente utilizá-la em seu site, rede social ou por qualquer meio físico ou eletrônico.

De modo a evitar tais problemas, existem alguns sites que oferecem, gratuitamente, conteúdo com licença comercial, de forma gratuita. Em nossos artigos utilizamos imagens desta lista,  sem que houvesse qualquer infração a direito autoral de terceiro.

Como sugestão indicamos os seguintes sites:

https://pixabay.com/

https://openphoto.net/gallery/browse.html

https://freerangestock.com/

 

Existem diversos sites que vendem fotos de qualidade superior, tendo também um acervo infinitamente maior, seguem abaixo alguns exemplos:

https://www.shutterstock.com/pt/

https://br.depositphotos.com/

https://www.offset.com/

 

Pesquisando no Google Imagens, em ferramentas, você encontrará:

Todas – Como o termo sugere, irão aparecer todas as imagens, com e sem direitos.

Licenças Creative Commons – Alternativa aos direitos autorais, as licenças CC se diferenciam do copyright pela flexibilidade, simplicidade, gratuidade e acessibilidade. Ao contrário de conteúdos que possuem o selo “Todos os direitos reservados”, os autores podem criar termos de licença de acordo com as suas necessidades.

Licença comercial ou outras: essas imagens têm licenças não Creative Commons e podem ser de sites gratuitos ou comerciais que exigem pagamento.

Fonte: Jusbrasil 

Deixe um comentário

×