Provavelmente você já viu alguma matéria na TV falando sobre o quanto os brasileiros amam redes sociais. Talvez você até seja uma dessas pessoas que passam um tempão olhando posts, fotos e vídeos.

Então saiba que os números provam que realmente é assim.

Com uma média diária de 3h39 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site, perdendo somente para Filipinas.

E a tendência é que isso continue crescendo.

No último ano, por exemplo, foram 8 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 7% em relação ao período anterior. Os números são do relatório Digital in 2018, do site We Are Social.

Abaixo o ranking das redes sociais no Brasil:

1. YouTube

Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos anos, o YouTube é, hoje, a maior rede no Brasil e a segunda maior do mundo. Segundo dados da pesquisa, 95% dos respondentes afirmaram que o site de vídeos é a plataforma mais usada.

Hoje, a plataforma de vídeos é usada para assistir programas, escutar músicas, ver jogos, acompanhar os youtubers e, claro, fazer marketing!

2. Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook conquistou o posto de rede social mais popular do mundo em meados de 2008 e passou a ser destaque no Brasil em 2012.

Não é surpresa que a rede esteja em segundo lugar no país: 90% dos respondentes afirmaram usar da plataforma de interação social.

O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia.

3. WhatsApp

O WhatsApp também aparece como uma das mais populares redes sociais no país. Em terceiro lugar, conta com 89% dos respondentes brasileiros presentes.

Se antes essa rede era usada apenas para conversar com amigos e famílias, hoje ela é um dos principais aplicativos de mensagem e comunicação não só do Brasil, como do mundo — o aplicativo conta com 1.5 bilhões de usuários globalmente!

4. Instagram

Com 69 milhões de usuários em 2019 no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é o queridinho do momento!

5. Messenger

Assim como o falecido Google+ se beneficiava com o Gmail, o Messenger também pega carona no sucesso do Facebook.

Apesar de hoje ter mais de 1,2 bilhões de usuários, equiparando-se ao WhatsApp, o aplicativo só deslanchou quando o Facebook mobile passou a exigir o download do Messenger para usar o chat.

6. Twitter

O Brasil tem o segundo maior número de usuários da rede, logo atrás dos Estados Unidos, com mais de 27.7 milhões de contas ativas.

Com esse notável crescimento do Twitter, pode bem interessante para ações de marketing digital e, quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição e branding para sua marca.

7. LinkedIn

A maior rede social corporativa de todo o mundo conta com aproximadamente 200 milhões de usuários pelo globo, sendo mais de 29 milhões deles brasileiros. Faz todo sentido posicionar sua marca por lá, principalmente quando falamos em marcas B2B, focadas em um aspecto mais business.

8. Pinterest

Com 291 milhões de usuários no mundo todo, o Pinterest vem crescendo no Brasil. A rede tem grande potencial, principalmente com o crescimento cada vez maior de investimentos em conteúdo visual, que  é uma tendência cada vez mais forte.

9. Skype

Pode parecer um tanto quanto incomum encontrar o Skype nesta lista, mas, assim como o WhatsApp e o Messenger, ele é identificado como uma plataforma de mídia social da categoria de telefonia por meio da Internet.

De acordo com a pesquisa Digital in 2019, aproximadamente 31% da população brasileira utiliza essa ferramenta de comunicação. Para além do universo de entretenimento e contato social, a rede é amplamente utilizada na comunicação profissional.

10. Snapchat

Apesar de ter passado os últimos anos em queda, o Snapchat ainda conta com 190 milhões de usuários em todo o mundo, e vem crescendo nos recentemente.

Enquanto 11,3% dos brasileiros declaram usar a rede, apenas 2,4% estão presentes, segundo os dados da Social Media Trends 2018. Essa porcentagem representa uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao relatório anterior.

Fonte: Resultados Digitais e Rockcontent

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