Por que tanta confusão com um simples canudinho plástico?

O canudo é utilizado por uns 10 ou 15 min e jogado fora, qual o problema?

O problema é enorme, pois este mesmo canudo utilizado poucos minutos, leva 500 anos para se decompor na natureza.

História do uso do canudo
Os primeiros canudos datam de 3.000 a.C.. Eles foram feitos pelas sumérias para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo. O canudo era basicamente um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas azuis, lembrando a bomba de chimarrão e de tererê utilizada pelos gaúchos.

Em 1800, o canudo de centeio (ou palha) se tornou popular por ser barato e macio. A desvantagem é que ele se desfazia facilmente com o contato com a água e dava sabor de centeio a todas as bebidas. Para resolver esse problema, surgiu o canudo de papel, que, em 1888, foi adaptado e patenteado por Marvin C. Stone.

Impacto ambiental
Com a invenção do plástico, os canudinhos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material.

O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto – cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática.

Alternativas ao canudinho de plástico
Se você não dispensa um canudo, existem opções a venda nos mercados e que poderá carregá-lo sempre com você:
– Canudos de papel
– Canudos de silicone
– Canudos de bambu
– Canudos de palha
– Canudos de vidro
– Canudos de metal e até mesmo a bomba de chimarrão pode ser transformada.

Mas que tal utilizar o bom e velho copo?
Só não pode ser descartável!