1 – Pensamento Estratégico e Empreendedor

Nos próximos anos, tão importante quanto entregar os resultados do presente será a sua habilidade de se antecipar ao futuro. Por isso, nunca foi tão importante começar a desenvolver o seu Pensamento Estratégico e Empreendedor.
 
Primeiro, é importante esclarecer que pensamento empreendedor não significa necessariamente iniciar uma empresa. Na verdade, vai muito além disso. Significa também um modelo mental orientado em ver oportunidades e fazer as coisas acontecerem.
 
Pensar Estrategicamente é a capacidade de ver além do que aparece na sua frente – envolve ver as coisas de um outro ângulo: em como elas poderiam ser. Uma capacidade de imaginar novas respostas para os problemas. E principalmente: como fazer para chegar lá.
 
Aliar o Pensamento Empreendedor ao Pensamento Estratégico é uma combinação poderosa, que permite pensar de forma mais ampla, indo além do escopo de sua área e da sua empresa.
 
Por isso, desenvolver a habilidade de pensar de forma estratégica e empreendedora vai demandar que você…
 
fique de olho no futuro e nas tendências dentro e fora da sua indústria e área de atuação.
 
desafie o status quo, padrões e modelos mentais estabelecidos. Pense, por exemplo, como a Netflix, Salesforce ou o Cirque de Soleil desafiaram os modelos pré-concebidos em suas indútrias originais para criar novos mercados.
 
demanda tb que vc seja curioso sobre o que acontece dentro e fora da sua indústria. O “novo circo” criado pelo Cirque de Soleil trouxe conceitos de outras áreas do entretenimento. E o conceito das mensalidades da Netflix foi inspirado nas Academias de Ginástica.
 
… fique sempre atento à oportunidades para fazer mais com menos.
 
… esteja em contato constante com pessoas de outras áreas para ter outras perspectivas, ideias e conceitos.
 
… crie tempo para ler, se desenvolver e refletir sobre potenciais oportunidades não-exploradas e novas áreas de atuação.
 
E se questionar para ver se vc realmente está criando possibilidades para desenvolver essa habilidade:
 
… O quanto você se dá o direito de tentar novas abordagens, assumir riscos, errar e a aprender com esses erros?
 
… Quais são os livros e as pessoas que vc precisa conhecer para turbinar seu desenvolvimento nessa área?
 
… De quais áreas e pessoas você precisa estar mais próximo para desenvolver uma perspectiva mais ampla do negócio e atuar de forma mais estratégica?
 
…Quais serão as oportunidades que você e seu time precisam conhecer para transformar a experiência dos seus clientes?
 
… quais conhecimentos das novas tecnologias você precisa conhecer para ser capaz de identificar oportunidades e mapear necessidades de seus clientes?