De uma forma geral, a diretriz do SEO (Search Engine Optimization ou,  Otimização para Motores de Busca) é de sempre almejar as palavras-chave mais populares, com algo volume de busca. Realmente, um grande volume tende a resultar em maior exposição, mais visitantes em seu site, e quem sabe você fecha umas vendas ou recebe alguns e-mails pedindo mais informações. Mas, você já pensou no tipo de acessos que está atraindo ao usar palavras-chaves tão amplas?

Na maioria das vezes, a intenção é incerta, e os visitantes acabam voltando para a página dos resultados da busca e procurando uma opção mais adequada. Esse comportamento pode prejudicar seu posicionamento. Sem contar que a concorrência pelas palavras-chave de maior volume é imensa, e as respectivas páginas de resultados de busca estão sempre cheia das marcas mais conhecidos. Não é o melhor cenário para uma nova empresa tentando estabelecer-se no mercado.

É por isso que a melhor opção pode ser implementar as chamadas “palavras-chave de cauda longa” em sua estratégia de SEO. Além de terem uma concorrência bem menor, elas permitem que você acerte em cheio com boas ideias de conteúdo para seu site e artigos para seu blog. Essas palavras-chave bastante específicas ajudarão a trazer mais acessos às suas páginas, e agora estamos falando de acessos de melhor qualidade. Com o tempo, a taxa de conversão do seu site vai decolar!

O que são palavras-chave de cauda longa?

Qualquer coisa a partir de três palavras já pode ser considerada uma palavra-chave de cauda longa. 

Por exemplo, uma pessoa usando uma única palavra, como “pizza”, provavelmente encontrará um amplo leque de resultados, desde a definição e a história da pizza até grandes marcas, como Pizza Hut. Mas alguém com um claro desejo de pizza nas altas horas, procurando “entrega de pizza vegana de madrugada”, sabe exatamente o que quer. Por isso, os resultados recebidos têm mais chances de serem muito específicos, e a pessoa que os buscou tem uma maior tendência a clicar naqueles resultados e pedir uma deliciosa pizza sem queijo.

Como pequeno empresário ou prestador de serviço, você sabe que cada conversão faz diferença. Imaginemos que seu site atrai 100 pessoas por dia a partir dos resultados de buscas ao digitar uma palavra-chave ampla. Dessas 100, umas três acabam finalizando uma compra ou enviando um e-mail com um pedido de orçamento (a depender do objetivo do seu site). Sua taxa de conversão é 3%.

Digitando uma palavra-chave bastante específica, 20 pessoas encontram seu site. Dessas 20, três se convertem em consumidores. Rapidamente, sua taxa de conversão passa a ser 15%. É um baita impacto em seu negócio! Sem falar que, quanto mais pessoas realizarem a ação que você deseja que realizem em seu site, mais o Google notará na hora de dar um empurrãozinho no seu SEO. Mais uma razão pela qual as palavras-chave de cauda longa são tão valiosas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário