10 – Capacidade de criar estratégias de vida e carreira para uma vida que vai ultrapassar os 100 anos

Sua vida profissional será moldada pelas mudanças nos padrões de longevidade.
 
Já é certo que nós vamos viver muito mais tempo do que os nossos pais. Com os avanços da ciência e da medicina, as previsões da expectativa média de vida vai chegar (ou até ultrapassar para os mais otimistas) aos 100 anos de idade.
 
E, por conta disso, em muitas regiões, haverá uma proporção MUITO maior de pessoas com mais de 60 anos o que temos hoje. Essas pessoas, na verdade, serão a maioria. Algo que já ocorre em países como o Japão e alguns países da Europa.
 
Bom, se você vai viver por mais tempo, você vai precisar de recursos para viver.
 
Os filhos já estarão criados, mas os custos relacionados às pessoas com mais de 70 anos (saúde, medicação, entre outros cuidados) crescem assustadoramente. E depender da aposentadoria pública (INSS) nem pode ser considerada uma opção…
 
Desta forma, você precisa estruturar, desde já, uma estratégia de longo prazo. Você terá que escolher, pelo menos, uma das três opções abaixo… Se possível, até combinar as três opções:
 
OPÇÃO 1: Construir uma carreira que permita que você trabalhe por mais tempo (pelo menos até os 70 anos de idade).
 
OPÇÃO 2: Guardar uma parte significativa de sua renda ao longo de toda a sua vida útil para o momento em que você precisar de renda e não tiver mais condições físicas de trabalhar.
 
OPÇÃO 3: Considerar maneiras de reduzir o seu consumo e viver de forma mais simples.
 
Não importa qual das três opções você vai escolher – mas é certo que você vai ter que fazer pelo menos uma destas três opções… E desenvolver habilidades para este futuro próximo é essencial para você não só profissionalmente, mas também considerando a sua qualidade de vida no futuro.
Fonte: Futuro S/A