Se você realiza negócios via e-mail, sua assinatura é, muitas vezes, um dos pontos finais da comunicação entre o consumidor e seu serviço ou sua marca.

Uma boa assinatura de e-mail deve ser simples, informativa, profissional e objetiva. Mas isso não significa que deva ser sem graça e entediante. Existem muitas formas de tirar o máximo de proveito da sua assinatura de e-mail.

Veja, abaixo, algumas dicas que poderão lhe ajudar:

 

01. Não sobrecarregue com muitas informações
Um erro comum em assinaturas de e-mail é tratá-las como uma minibiografia e sobrecarregá-las com muitos links, informações, citações e outros dados desnecessários. Ao incluir informações em excesso, você faz com que sua assinatura fique longa e volumosa, causando desinteresse no leitor. Em vez disso, tente manter sua assinatura objetiva e personalizada.

 

02. Trabalhe com uma paleta de cores restrita
Uma regra comum ao se elaborar uma paleta de cores é “menos é mais”; mais especificamente, tente somente usar 2 ou 3 cores, e isso é especialmente válido para o design da sua assinatura de e-mail.

 

03. Mantenha fontes ainda mais restrita
Você já sabe que deve ser seletivo quanto às cores; mas e a paleta de fontes? Você já deve ter adivinhado que, assim como com as cores, se você usar muitas fontes, pode sobrecarregar a sua assinatura, deixando-a ilegível e distrativa.

 

04. Use uma hierarquia de direcionamento de olhar
Ter uma hierarquia definida é uma obrigação em qualquer design que usa comunicação textual; e como sua assinatura de e-mail é composta por informações importantes, a hierarquia é especialmente relevante.

Na hora de projetar a assinatura, use escalas, cores e espessuras de fonte que chamem a atenção do leitor para certos elementos prioritários. Pode ser o nome do autor ou a marca da empresa; o importante é que você coloque estes elementos mais importantes no topo da assinatura.

 

06. Use ícones de redes sociais para direcionar o tráfego
Seu negócio possui uma presença ativa nas redes sociais? Então coloque os ícones de suas redes sociais na assinatura. Ao fazer isso, você não apenas direcionar o tráfego para o seu conteúdo online, como também ajuda o destinatário do e-mail a descobrir novas maneiras de contatar e acompanhar você.

 

07. Alinhe seu design
Ao alinhar seus elementos gráficos e textuais de forma lógica e simples, você proporciona ao design ordem e harmonia instantaneamente.

 

09. Pense na visualização em dispositivos móveis
É fato: o número de pessoas que abrem seus e-mails através de dispositivos móveis não para de aumentar com o passar do tempo. Dados da Campaign Monitor apontam que 41% das pessoas abrem seus e-mails através de celulares ou tablets.

Existem muitos aspectos técnicos que devem ser levados em consideração na hora de criar uma assinatura responsiva e amigável à visualização móvel; mas vamos falar mais especificamente sobre o design.

A primeira coisa que você precisa considerar é a escala. Tablets e celulares são consideravelmente menores do que computadores e notebooks; portanto, verifique se o texto e as imagens são legíveis em telas pequenas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *