Alguns dirão: – Para o WhatsApp, claro!
Outros falarão: – É óbvio que para o site!
Então vamos pensar melhor esta questão.
Rastreamento de dados: no WhatsApp não é possível saber de onde vem o seu visitante/cliente, já no site é possível. Logo para estratégia de marketing e escabilidade das vendas, o site é melhor.
Pagamento: No WhatsApp e no site é possível efetuar o pagamento, mas no primeiro ainda é necessário enviar o link de pagamento, já pelo site, o cliente nem precisa da sua ajuda para finalizar o pagamento.
Logística: O WhatsApp ainda não é integrado com ferramentas de ERP e ainda não tem uma solução de e-commerce completa. Já na maioria das plataformas de e-commerce do mercado é possível, tornando o processo mais fácil.
Segurança: O WhatsApp não é seu, qualquer um pode criar uma conta com o mesmo estilo de perfil que o seu negócio e se passar por você (se passam até por grandes empresas). Já o site, ninguém pode ter um domínio igual o seu, ele é único, gerando segurança para o seu cliente, garantindo mais conversões a longo prazo.
Resumo da ópera: O WhatsApp é para pequenos e médios? Sim, funciona muito bem e não deve ser descartado. Mas sempre tenha em mente que construir sua casa em terreno alugado nunca é a melhor opção, tenha o seu próprio espaço na internet e leve o tráfego para ele.