Ao postar uma imagem em seu site, blog, loja virtual ou redes sociais, você está fazendo uso da imagem, tendo ou não os direitos comerciais para utilizá-la. Conforme a necessidade, a grande maioria das pessoas busca no Google Imagens algum tipo de foto ou desenho que represente a ideia que quer ser passada, sem, contudo, se preocupar com os direitos autorais.
O Google é o maior indexador de conteúdo da internet, se o conteúdo não está no Google, provavelmente só poderá ser encontrado na Deep Web. Quando a busca é feita no Google Imagens, praticamente qualquer imagem exposta em qualquer site é colocada à disposição do usuário, dando a falsa impressão de que podemos pegar todo aquele conteúdo e usarmos conforme nossa conveniência.
Se aquela imagem não foi disponibilizada mediante uma licença de livre uso comercial, presume-se que seu uso deverá ser pago, não podendo o usuário “pegar” a imagem e simplesmente utilizá-la em seu site, rede social ou por qualquer meio físico ou eletrônico.
De modo a evitar tais problemas, existem alguns sites que oferecem, gratuitamente, conteúdo com licença comercial, de forma gratuita. Em nossos artigos utilizamos imagens desta lista, sem que houvesse qualquer infração a direito autoral de terceiro.
Como sugestão indicamos os seguintes sites:
https://openphoto.net/gallery/browse.html
Existem diversos sites que vendem fotos de qualidade superior, tendo também um acervo infinitamente maior, seguem abaixo alguns exemplos:
https://www.shutterstock.com/pt/
Pesquisando no Google Imagens, em ferramentas, você encontrará:
Todas – Como o termo sugere, irão aparecer todas as imagens, com e sem direitos.
Licenças Creative Commons – Alternativa aos direitos autorais, as licenças CC se diferenciam do copyright pela flexibilidade, simplicidade, gratuidade e acessibilidade. Ao contrário de conteúdos que possuem o selo “Todos os direitos reservados”, os autores podem criar termos de licença de acordo com as suas necessidades.
Licença comercial ou outras: essas imagens têm licenças não Creative Commons e podem ser de sites gratuitos ou comerciais que exigem pagamento.
Fonte: Jusbrasil