11 – Preparar-se para um mundo de profissões totalmente novas

À medida que as empresas utilizarem mais as novas tecnologias, MAIS TALENTOS serão necessários para criar, gerenciar e desenvolver SOLUÇÕES totalmente NOVAS – e que sequer surgiram ainda.
 
Um estudo da Gartner mostrou que, nos EUA, apenas 30% das novas posições relacionadas à Era Digital serão preenchidas nos próximos anos.
 
Mas, ao mesmo tempo que é um desafio, é tb uma baita oportunidade para quem quiser sair na frente. Só para ter uma ideia, veja os números de vagas no LinkedIn (worldwide) que já existem relacionadas a algumas novas profissões desta Era Digital:
 
3D: 70 mil
Machine Learning: 38 mil
Data Scientist: 28 mil
Robotics: 14 mil
Artifical Intelligence: 11 mil
 
Não é muito se compararmos, por exemplo, a posições que existem hoje em Vendas ou Marketing. Mas se buscarmos por “Digital” (worldwide) já surgem + de 450 mil vagas.
 
Neste bolo vc verá profissões TOTALMENTE NOVAS. E que ainda são muito poucos profissionais que dominam esses conhecimentos. Mas TAMBÉM verá profissões que JÁ EXISTEM, mas que demandam, de alguma forma, competências digitais.
 
Isso tende a se intensificar por conta do surgimento de profissões que nem existem ainda. E também por conta das profissões que vão deixar de existir por conta do avanço das novas tecnologias.
 
Em linha com a tendência de nos tornarmos profissionais híbridos, o que veremos cada vez mais são novas profissões que vão combinam diferentes áreas de expertise. Veja esses 2 exemplos que estão um pouco mais próximos da nossa realidade:
 
Agricultor Vertical: Uma profissão fundamental no futuro para centros urbanos – seja para produzir alimentos mais próximos do consumidor final ou para revitalizar áreas degradadas. É uma profissão que vai demandar conhecimentos de Agronomia, Engenharia, Tecnologia, Administração e Arquiterura.
 
Conselheiro de Aposentadoria: Uma profissão que será fundamental para um mundo onde viveremos cada vez mais e precisaremos de ajuda para pensar sobre decisões financeiras, de carreira e gestão do patrimônio que será construído ao longo da vida útil. Uma profissão que vai demandar uma combinação de conhecimentos em Carreiras na Era Digital, Gestão de Patrimônio, Investimentos Financeiros e Novas Tecnologias.
 
Um novo mundo, com novas profissões, novas oportunidades – e com tantas possibilidades… quem sabe você não poderá criar a sua própria profissão, não é verdade?
Fonte: Futuro S/A

Deixe um comentário

×