Ter um site é a presença digital mínima que uma empresa necessita, porém, muitas empresas ainda acreditam que não precisam de um site próprio. Estas não consideram relevante ter um site, outras afirmam que o negócio é pequeno e pode se sustentar em uma rede social, principalmente em época de crise. Mas elas não se atentam ao fato de que, sem um site, uma simples campanha de marketing direto com o disparo de e-mail marketing já se torna tarefa extremamente difícil.
Ter um site propicia a forma mais simples de ser encontrado na internet. Sua empresa pode ser excelente, possuir o melhor atendimento e oferecer produtos e serviços de ótima qualidade, mas nada disso irá adiantar se as pessoas não encontram o que você faz (diariamente são feitas até 2 bilhões de pesquisas no Google). O cliente deve ser conduzido até sua empresa, quando pesquisa na internet o produto ou serviço que você oferece, por isso é importante ter um site bem otimizado e atualizado. Mas o mais importante é que o site é seu e você cria as regras. As redes sociais são de “graça”, mas as regras são deles e podem mudar a qualquer momento e mudam a favor deles é claro.
O Facebook estimula empresas a criar suas páginas ou Fan Pages, mas diminuiu a visibilidade e a relevância de postagens não patrocinadas. Você pode personalizar sua página do Facebook, mas há um limite. Tendo seu próprio domínio, sua marca tem o controle sobre o conteúdo produzido. Nas redes sociais você não pode aplicar estratégias de SEO, no qual há ainda o risco de seu concorrente aparecer em um anúncio bem na sua página.
As redes sociais são parte fundamental de uma estratégia de marketing digital, entretanto, um site é muito mais profissional do que um perfil social. Para a maioria das pessoas, uma empresa que não é facilmente encontrada no Google, simplesmente não existe, pois o Google é o principal mecanismo de pesquisa que os usuários utilizam. Devido ao alto grau de influência da internet na vida das pessoas, não estar visível na rede é equivalente a estar fora da lista telefônica, se ainda vivêssemos nos anos 80. Algo completamente insano naqueles dias.
O custo de ter um domínio na internet é muito baixo, mas com resultados muito altos. Tendo um domínio próprio, além de ter os seus e-mails e de seus colaboradores personalizados, com o nome de sua empresa, você poderá ter um site, uma loja virtual, um blog, enfim o que sua empresa precisar, além de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, sua empresa sempre aberta e visível em tempo integral para seus clientes.
Aqui é a Fernanda, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns.
Nossaaaa! como é gratificante encontrar conteúdos que
vem para abrir nossa mentalidade.
Abraços…
Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
Deus nos abençoe.