12 habilidades que precisaremos desenvolver nos próximos anos

Às vezes a gente se esquece de que estamos mais próximos de 2030 do que do ano 2000. Não dá para adivinhar o futuro, mas a gente já observa mega forças que já estão fazendo essa transformação acontecer.
 
O avanço acelerado das novas tecnologias: Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Robótica, Realidade Virtual, Produção 3D em massa…
 
Mudanças demográficas: As pessoas vivendo cada vez mais e estendendo suas carreiras por mais tempo.
 
Mudança no eixo de poder econômico: Veremos a ascensão acelerada das economias emergentes – principalmente da Ásia.
 
O novo mundo do trabalho: profissionais e empresas que já criam formas de trabalho muito além do emprego e das organizações tradicionais.
 
Imagine agora o impacto dessas mega forças COMBINADAS nos próximos anos. Isso tudo vai gerar uma mudança bastante grande nas habilidades que vão ser demandas de todos nós.
 

Então, quais seriam as habilidades que precisamos desenvolver para dar conta dos desafios que teremos pela frente como profissionais e líderes nas organizações?

Você vai perceber que são 12 habilidades que têm o potencial de nos diferenciar das máquinas – pelo menos, no curto e no médio prazo.
 
E com a velocidade das mudanças, essa lista certamente precisará ser revisitada em breve para acompanhar a transformação que continuará a acontecer à nossa volta.
 
Mas, vamos lá: abaixo, destaco as habilidades que acredito que serão MUITO importantes para todos nós nos próximos anos…
 
É importante a gente levar em conta que não vai dar para focar seu desenvolvimento nas 12 habilidades simultaneamente – e que é improvável ser excepcional em todas elas…
 
Mas dê uma olhada nestas 12 habilidades, nos próximos artigos e reflita:
 
Quais destas habilidades você precisará focar para se preparar para o futuro e turbinar seu desenvolvimento este ano? E nos próximos 3 anos?
Fonte: Futuro S/A