Que o vinagre serve pra temperar a comida todo mundo sabe. Mas você sabia que o vinagre branco de álcool também tem utilidades domésticas?

Pode-se utilizar o vinagre como alternativa para limpeza e manutenção em diversas atividades da casa. Além da facilidade, pesa pouco no bolso por ser um produto acessível a todo tipo de orçamento.
Veja alguns exemplos:

1 – Para retirar cheiro de mofo

O mofo é causado por fungos que se proliferam em ambientes quentes e úmidos. Ele pode ter origem em armários localizados em ambientes com pouca ventilação e iluminação e pode transferir para os pertences o odor característico. Para acabar com esse cheiro, esvazie o armário, deixe uma bacia com vinagre branco por uma noite e passe o pano úmido no seu interior no dia seguinte. Espere secar para só depois colocar os objetos e roupas de volta.

2 – Para retirar manchas amareladas

Roupas, roupas de cama e banho e panos de prato guardados em armários úmidos acabam ficando com um tom meio amarelado e um cheiro característico, com o passar do tempo. Estas características não saem com lavagens simples e dão uma impressão de que as peças estão mal cuidadas. Para resolver, misture em um borrifador a mesma quantidade de água e vinagre e espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar.

3 – Para retirar manchas de suor

Faça uma pasta de vinagre branco e bicarbonato de sódio e esfregue a região, geralmente colarinhos e axilas, com essa solução. Deixe agir por cerca de15 minutos e lave toda a peça como de costume.

4 – Para retirar manchas secas de café

É bem simples porque basta esfregar a área com vinagre branco e esperar agir por um tempo entre 5 e 10 minutos. Depois é só lavar a peça.

5 – Para remover sujeira de rejuntes no banheiro

Os rejuntes do banheiro acumulam, naturalmente, mofo por conta do vapor do chuveiro. Mas a solução é simples: pegue uma escova de dentes velha e, com ela, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Basta deixar agir por duas horas e lavar com água e sabão.

6 – Para remover sujeira de panelas

Se algum alimento ficou grudado na parte interna, lave para tirar o excesso e depois coloque a panela no fogo com quatro colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave novamente.

7 – Para desengordurar o fogão

A gordura teima e demora para sair depois de fazer frituras, até mesmo quando quando passa detergente. Retire o excesso com papel absorvente, deixe um pouco de vinagre sobre a área do fogão e também na frigideira por 15 minutos antes de começar a limpeza. Só então esfregue com um sabão neutro e uma esponja não abrasiva.

8 – Para eliminar odor de urina de pet pela casa

O vinagre puro pode servir como um santo removedor. Mas não se esqueça que o vinagre deve ser sempre o branco. Use um papel toalha para secar o local, limpe o lugar com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Aplique um pouco do produto puro sobre a área para finalizar e deixe secar naturalmente. Uma dica é usar sempre panos de limpeza para seu pet separados dos panos de limpeza do resto da casa.

9 – Para eliminar o odor forte dos ralos

Os principais responsáveis pelo odor são água parada, gordura e o acúmulo de sujeira. Para eliminar o mau cheiro, existe uma mistura poderosa: um quarto de xícara de chá de bicarbonato de sódio e meia xícara de chá de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar com muita água quente.

10 – Para espantar as formigas com vinagre

A gente sabe como elas podem ser bem irritantes. Para não precisar se estressar com elas, use spray de vinagre puro nos batentes de portas e janelas e na pia da cozinha. Aliás, use em qualquer lugar onde as formigas gostem de aparecer! Acredite, elas vão evitar passar por ali.

11 – Para limpar o microondas com vinagre

Para limpar o microondas, misture em uma vasilha 2 colheres (sopa) de vinagre e uma xícara de água. Aqueça por 3 a 5 minutos, e mantenha fechado por mais 5 minutos. Além de tirar o mau cheiro vai facilitar a limpeza de restos grudados nas suas paredes.

Vamos utilizar mais o vinagre!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

artigos

Plogging

Criado na Suécia, o plogging, esporte em que as pessoas correm e recolhem o lixo do chão.  Esta prática de exercício está  ganhando cada vez mais adeptos mundo a fora. O nome plogging vem da junção das palavras plocka upp que Leia mais…

artigos

Tecnologia Educacional

A Tecnologia Educacional pode ser descrita como a aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso à informação. A Tecnologia Educacional não é nenhuma novidade, muitas instituições já Leia mais…

artigos

Hospedagem de domínio

A W3alpha oferece hospedagem de sites com qualidade e confiança. Conheça algumas das diversas vantagens: Banco de dados em SSD Sites incrivelmente rápidos graças aos nossos banco de dados em discos SSD, com uma rede Leia mais…