Muitas vezes as senhas se tornam motivo de nossa insatisfação, pois precisamos memorizar diversas para bancos, cartões, e-mails, redes sociais, etc.

Nem todas as pessoas dão a devida importância para senhas e acabam relaxando na criação das mesmas.

Segundo o site Business Insider, as senhas mais comuns são “123456”, “password”, “welcome”, “ninja”, “abc123”, “princess” e “qwerty” (sequência no teclado).

Para muitos usuários, fica a impressão que as senhas são conseguidas pela vulnerabilidade ou falha de um sistema do computador. Isso não deixa de ser verdade, mas a maioria das invasões bem sucedidas ocorrem devido a senhas mal escolhidas.

A escolha de senhas seguras é fundamental, assim como escolhemos fechaduras, alarmes e outros métodos de segurança para nossa casa.

Uma senha segura não deve ser baseada em palavras do dicionário, serem sequenciais, conterem nome do usuário ou de familiares, datas, placa do carro, telefone, celular, pois os hackers utilizam de programas que conseguem quebrar estes  códigos de senhas com muita facilidade.

É recomendável que uma senha segura tenha pelo menos 8 caracteres, pois dificulta a combinação em uma eventual tentativa de quebrar este código.

Pode parecer óbvio, mas vale lembrar que não se deve cadastrar uma mesma senha para vários serviços, nunca anotar em papéis ou no computador, utilize a memória, é um ótimo exercício ou use programas próprios que gerenciam senhas,  as senhas deverão ser alteradas regularmente (a cada 3 meses, por exemplo), evitar reutilizar senhas antigas, tome cuidado ao utilizar senhas perto de outras pessoas. Se for usar uma senha baseada em palavras conhecidas e fizer alteração de letras por códigos, evite substituições do tipo "a por @", "5 por s", etc. Este método é muito evidente.

Alguns exemplos para a criação de senhas seguras:

- Junção de palavras existentes.

Este método consiste na união de duas ou mais palavras e fica fácil de lembrar.

Exemplo: casa amarela. São palavras do dicionário mas se juntarmos as duas "casaamarela", teremos uma palavra totalmente diferente. Poderemos colocar um caracter especial entre as duas palavras "casa$amarela", ou incluir uma palavra dentro de outra: "caamasarela". Podemos ainda misturar maiúsculas e minúsculas, letras e símbolos.

Nosso exemplo de senha segura poderia ficar assim: "cAam*aSarela".

- Frases.

Esta maneira é muito eficiente e relativamente fácil de decorar. Imagine um trecho de uma música, poesia, frase marcante, ditado popular, ou outra. Pegue as primeiras letras de cada palavra da frase e está formada a sua senha.

Exemplo: Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão. Utilizando este método a senha poderá ficar "Bqnsepc", ou poderemos melhorá-la: "bqn$se%pc".

- Elaboração lógica.

Por este método podemos criar senhas "personalizadas" para cada serviço, dessa forma desenvolveremos uma maneira lógica e passamos a segui-la.

Como exemplo vamos criar uma senha para o serviço de e-mails Gmail.

Utilizo a primeira e a última letra do nome: "gl"

Definimos que palavras pares utilizaremos o número 2 e as ímpares o número 1. Gmail tem 5 letras, portanto ímpares: "gl1"

Se a palavra terminar em vogal escreva a palavra "Zeus" e se terminal em consoante "Apolo". Gmail termina com a consoante "l":"gl1Apolo"

Contamos o número de letras da palavra do serviço. Em nosso exemplo, Gmail tem 5 letras: "gl1Apolo5"

Podemos definir que palavras que comecem com consoantes tenham o símbolo # e as que começam com vogais com o símbolo %. Gmail começa com consoante: "gl1Apolo5#".

Com base nesta lógica, uma senha para o Uol seria "ul1Apolo3#". Para Google seria "ge2Zeus6#".

Este método, além de ter uma maior segurança, você só terá que memorizar a lógica que utilizou. Poderíamos também incluir o mês e o ano, ou o trimestre e o ano, assim podendo alterá-las por mês ou trimestre.

No início dará um pouco de trabalho, mas no decorrer do tempo ficará mais fácil. Além disso você mesmo cria sua própria sequência de lógica, basta utilizar sua criatividade.

Criar senhas eficientes é o princípio para manter seus dados seguros. Senhas complexas e alteradas periodicamente, garantem que o invasor não terá tempo disponível para quebrá-las.

Categorias: artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

artigos

A melhor plataforma para site

WordPress ou Joomla? Sempre existe a dúvida e muitas pessoas me perguntam qual o melhor gerenciador de conteúdo para o desenvolvimento de site, blog ou loja virtual.  O WordPress, foi lançado em 2003 e é Leia mais…

artigos

eCommerce

Loja virtual designa uma página na internet com um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras) na qual empresas oferecem e vendem seus produtos. Os clientes acessam o site, escolhem os produtos para aquisição Leia mais…

artigos

Tenho redes sociais, não preciso de site

Ter um site é a presença digital mínima que uma empresa necessita, porém, muitas empresas ainda acreditam que não precisam de um site próprio. Estas não consideram relevante ter um site, outras afirmam que o Leia mais…