A melhor plataforma para site

WordPress ou Joomla?

Sempre existe a dúvida e muitas pessoas me perguntam qual o melhor gerenciador de conteúdo para o desenvolvimento de site, blog ou loja virtual.

 O WordPress, foi lançado em 2003 e é muito popular, conhecido pela facilidade de administrar.

Ele é considerado simples e eficiente, com um painel administrativo bem intuitivo para o usuário.

Existe uma gama grande de extensões, que são os plugins, para várias finalidades, ajudando no desenvolvimento de um bom site.

Em um desenvolvimento constante possui uma comunidade de colaboradores imensa. Mantendo-se sempre o objetivo de desenvolvimento consistente, que se mantém firme aos seus princípios: manter o CMS (gerenciador de conteúdo) simples e enxuto, deixando aplicações mais específicas para plugins e templates.

A plataforma do WordPress sempre esteve muito ligada ao desenvolvimento de blogs, mas com as diversas extensões existentes, é possível desenvolver sites e lojas virtuais com primoroso resultado.

O Joomla chegou ao mundo virtual em 2006, desde lá sua popularidade vem crescendo e já abocanha uma grande fatia no mercado.

A plataforma do Joomla é indicada para o desenvolvimento de sites, desde o institucional até os grandes portais, mas sua flexibilidade permite a utilização em intranets, blogs e lojas virtuais.

Existem milhares de extensões, plugins e módulos, gratuitos e pagos, à disposição do usuário, tornando assim este gerenciador de conteúdo ainda mais poderoso.

Em termos de SEO, ambos são poderosos, mas o WordPress é um pouco mais fácil e menos trabalhoso de configurar.

Tanto o WordPress como o Joomla são excelentes plataformas, mas acredite, saber escolher a ferramenta ideal para cada tipo de projeto pode fazer a diferença.